* CONTEXTUALIZAÇÃO:
A Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos situada à Rua Tancredo Neves, 900 em Cruz-CE, no bairro de Canema, designa-se a desenvolver um trabalho compromissado com o processo educativo de sua clientela, para tanto tem como relevância o real significado da leitura e escrita na vida social dos seres aqui em formação.
Compreendemos leitura e escrita como funções indispensáveis na concepção de ensino da língua, mais do que uma representação do pensamento ou instrumento de comunicação, a linguagem é entendida como forma ou processo de interação humana, nessa perspectiva, o domínio da língua oral e escrita é fundamental para garantir a participação social efetiva, já que é através dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha e constroi visões de mundo, produz conhecimento. O Projeto “Leitura – um passaporte para a escrita” permeia os caminhos do saber onde atenderá as turmas de 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, objetivando uma maior retenção das habilidades linguísticas e o aprimoramento do sistema de escrita como suporte de interação com as mídias e demais recursos oferecidos na sociedade na qual estão inseridos.
* JUSTIFICATIVA:
Partindo do pressuposto que a leitura é condição essencial para que se possa compreender o mundo, os outros, as próprias experiências e a necessidade de inserir-se no universo da escrita e percebendo as reais deficiências no uso da língua, torna-se fundamental que o educando desenvolva habilidades linguísticas para que possa ir além da simples decodificação de palavras, vivenciando atividades que o ajude a compreender não só o que o texto diz mas também como e para quem o diz.
Ao apropriar-se das habilidades de leitura e escrita é permitido ao discente a compreensão e uso da língua como forma de interação social aprendendo a manifestar-se de forma clara e organizada, defendendo seus pontos de vista e respeitando os dos outros, convivendo em harmonia com as diferenças.
* OBJETIVO GERAL:
Incentivar a formação de leitores competentes capazes de compreender e identificar elementos implícitos e explícitos dos variados gêneros textuais, valorizando a leitura como fonte de informação e reflexão sobre o mundo e como um referencial fundamental para a aquisição de uma boa escrita.
* METODOLOGIA:
Rodízio de livros com roda de conversa para a socialização das ideias de cada livro lido;
Rodízio de livros “Nos bastidores do cotidiano” envolvendo as turmas de 7º, 8° e 9º Ano com resolução de questionário e produção textual com escolha das três melhores produções;
Rádio recreio interativa com programas apresentados por alunos sob a supervisão da Coordenação Pedagógica;
Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais;
Produções textuais diversas: dissertação, narração, poesias, contos, crônicas, etc;
Atividades com rótulos e bulas;
Uso de dicionários para o correto uso da língua;
Exploração de letras de música com a participação semanal dos alunos do projeto “Música na Escola” e professor de música;
Utilização de jogos variados (memória, caça-palavras, palavras-cruzadas, etc.)
* CRONOGRAMA:
ATIVIDADE DESENVOLVIDA | PERÍODO DE EXECUÇÃO | RESPONSÁVEIS |
-Rodízio de livros | -semanalmente | Professores e alunos |
-Programas de rádio | -Segundas, quartas e sextas-feiras | Alunos e Coordenação Pedagógica |
-Leitura e compreensão textual | -diariamente | Professores e alunos |
-Uso de dicionários | -semanalmente | Professores e alunos |
-Produções textuais | -semanalmente | Professores e alunos |
-Utilização de jogos | -diariamente | Professores e alunos |
-Exploração de letras de música | -Às quintas-feiras | Alunos e Professor de Música |
* AVALIAÇÃO:
- Os resultados das produções dos alunos serão divulgados no blog da escola “filomenamsantos.blogspot.com” e nos programas da rádio recreio. O processo se dará de forma contínua observando o nível de aprimoramento do uso da língua no decorrer de cada atividade desenvolvida.
Nenhum comentário:
POSTAR UM COMENTÁRIO
REGRAS:
- Registre-se para comentar.
- Comentário deve ter alguma relação com o post.
- Proibido divulgar outros sites ou postar spam.
- Todos os comentários serão moderados!
- Procurem comentar nas postagens corretas.