09/08/2010

ENCONTRO PEDAGÓGICO – 29/07 E 30/07/2010

No intento de propiciar uma melhor interação com sua equipe docente a escola Filomena Martins dos Santos promoveu, nos dias 29 e 30 de Julho, no período de 07 às 11h um encontro para que Núcleo Gestor e professores pudessem avaliar sua prática pedagógica e, ao mesmo tempo, traçar novas metas para o segundo semestre letivo.
O início do encontro foi assinalado pela leitura de uma mensagem em slides intitulada “Saber olhar”, seguida de uma breve reflexão acerca de sua mensagem principal. Dando continuidade os novos professores foram apresentados pela Diretora Geral bem como evidenciadas as suas turmas e disciplinas. Conforme sugerido na pauta do dia, foi proposta uma autoavaliação da prática docente propiciando uma grande socialização dos pontos fortes e dos aspectos a serem melhorados para uma aprendizagem mais significativa.
Dando prosseguimento às atividades do dia os professores tiveram espaço para expressar os conhecimentos construídos durante a capacitação lhes oferecida pela SME na semana anterior. No geral, os envolvidos evidenciaram ter aprendido bastante em decorrência da troca de experiências com seus colegas e facilitadores. Cumprindo a pauta houve uma explanação sobre os recursos financeiros da escola e sua devida aplicação na construção da nova biblioteca escolar, arquibancadas da quadra esportiva, jogos educativos, gibis, etc. De volta do intervalo foram repassados os informes pedagógicos e administrativos, entre eles destacamos: resultados do Sarec e IDEB da escola; Olimpíadas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História; livros do rodízio; entrega de fardas; projetos trabalhados pela escola; questionamentos sobre alguns quesitos da ficha de acompanhamento do professor; postura do professor; qualidade das avaliações aplicadas; Semana do Estudante e Dia dos Pais; reestruturação dos Colegiados. Terminada essa etapa foram feitas as considerações finais.
O segundo dia de encontro foi iniciado pelo estudo dirigido do texto “O professor como profissional reflexivo”, texto que proporcionou um grande debate sobre a necessidade de estarmos sempre refletindo sobre nossa prática na certeza de que se assim o fizermos estaremos dando saltos significativos na qualidade do ensino. A segunda parte do encontro foi marcada pelo planejamento de conteúdos e troca de idéias para a volta às aulas. Feitas as considerações finais, as atividades foram encerradas.


Coordenadora Pedagógica – Maria Vanderlandia Menezes

Nenhum comentário:


POSTAR UM COMENTÁRIO

REGRAS:

- Registre-se para comentar.
- Comentário deve ter alguma relação com o post.
- Proibido divulgar outros sites ou postar spam.
- Todos os comentários serão moderados!
- Procurem comentar nas postagens corretas.