19/11/2010

No âmbito da educação para a ética e valores humanos faz-se fundamental a adoção de atitudes que repudiem qualquer manifestação de preconceito no cotiano escolar. Diante disso fez-se uma profunda reflexão em todas as turmas, sobre as formas de discriminação presentes em nossa sociedade – em particular a racial – elencando ações que minimizem os efeitos de tal prática e promovam uma convivência saudável com aquele que é tido como diferente.
Para marcar o dia da Consciência Negra foram desenvolvidas atividades como: * Estudo dos textos “A cultura africana” , “ Um anjo negro”, “Branca de Neve e os sete anões”, “Menina bonita do laço de fita”, “A bonequinha preta” e “Os afro-brasileiros”; Exibição dos filmes “Um sonho possível”, “Menina bonita do laço de fita”, “Kiriku” e “Pride, orgulho de uma nação” - todos retratando exemplos de superação de preconceitos e ressaltando a beleza da diversidade cultural; Jogo da memória “Quem é quem?”; Estudo das músicas “Pérola negra” e “Olhos coloridos”. A internet também foi utilizada como suporte pedagógico nas visitas das turmas ao Laboratório de Informática com a abordagem de jogo e vídeo sobre a temática através do site www.brincandoseaprende.com.br
Vale ressaltar que foi promovido um momento de reflexão com todos os alunos do turno da tarde, às 16 h. Na ocasião foi lido o texto “Ética e valores humanos para transformar o mundo” como forma de motivar o educando a aceitar e conviver bem com as diferenças. Dando continuidade contou-se com a participação de alunos do projeto Música na Escola aprensentando a música “Olhos coloridos”. Foi exibida também uma cena teatral com o tema “Harmonia” retratando uma situação do cotidiano em que se demonstra aversão ao negro. Para finalizar o momento foi preparada uma coreografia ilustrando o orgulho de pertencer a uma nação tão multicolorida como o Brasil.

Cruz, 19 de novembro de 2010
Coordenadora Pedagógica: Maria Vanderlândia Menezes





Nenhum comentário:


POSTAR UM COMENTÁRIO

REGRAS:

- Registre-se para comentar.
- Comentário deve ter alguma relação com o post.
- Proibido divulgar outros sites ou postar spam.
- Todos os comentários serão moderados!
- Procurem comentar nas postagens corretas.