10/09/2010

A Dependência de um País Independente

O Brasil tem crescido bastante nos últimos anos mas ainda vivencia muitos problemas sociais. O desemprego é a dificuldade maior que o nosso país luta pra que seja minimizada, mas infelizmente não se tem emprego suficiente para milhões de trabalhadores que diariamente apelam por um trabalho que lhes garantam seus direitos básicos.
Nossa nação é marcada também por outras formas de dependência como: violência, saúde precária, desigualdade social, falta de habitação digna, poluição e tráfico de drogas. A criminalidade a cada dia avança e atinge um maior número de pessoas que, sem emprego e perspectiva alguma de vida se desesperam e praticam desde pequenos furtos a grandes assaltos a bancos.
Uma das alternativas para aqueles que não têm oportunidade de trabalhar tem sido o tráfico de drogas, ocupação esta que envolve um elevado número de menores de idade que são usados na comercialização da droga até mesmo para alimentar o seu vício. Sem falar no envolvimento com as gangues perigosas dispostas a tudo. Infelizmente só se dão conta dos estragos que fizeram quando o caminho trilhado já não tem mais volta.
A prostituição infantil tem feito parte da realidade de muitos brasileiros, que com pouca idade são aliciados a vender o que têm de mais precioso que é a sua dignidade. Sabemos que a escola é o melhor lugar onde o adolescente e o jovem devem se dedicar o bastante para se desenvolver, se desviando do mau caminho e contribuindo ativamente na transformação da sociedade em que vivem. O desafio afinal, é cuidar melhor do nosso Brasil, para que de fato nos sintamos independentes de verdade.


José Júlio dos Santos Neto – aluno do 9º Ano B da EEF Filomena Martins dos Santos

Nenhum comentário:


POSTAR UM COMENTÁRIO

REGRAS:

- Registre-se para comentar.
- Comentário deve ter alguma relação com o post.
- Proibido divulgar outros sites ou postar spam.
- Todos os comentários serão moderados!
- Procurem comentar nas postagens corretas.